quinta-feira, 3 de abril de 2014

Protocolo HUOP de priorização cirúrgica em trauma



PROTOCOLO HUOP DE PRIORIZAÇÃO CIRÚRGICA EM TRAUMA
Presença concomitante de hematoma neurocirúrgico e sangramento

Tiago Mierzwa
Marcius Benigno
Ana Heloisa Zema
Fernando Spencer Netto

- A prioridade do atendimento do paciente com traumatismos múltiplos será a estabilização ventilatória e hemodinâmica. Idealmente, avaliação neurológica será feita quando paciente estiver estável com relação a estes parâmetros.

- Enfatizado que a prevenção da lesão secundaria, inclusive através de cirurgias para controle do sangramento torna-se prioridade no tratamento do traumatismo crânio encefálico.

- Foi consenso dos especialistas que, procedimentos visando ressuscitação (controle de ABC) devem ser prioritários em relação a procedimentos usados para tratamento definitivo de uma lesão. Desta forma, toracotomias, laparotomias e procedimentos pélvicos/extremidades visando melhora da ventilação ou condição hemodinâmica tem precedência sobre procedimentos neurocirúrgicos.

- No caso de indicação de múltiplos procedimentos por especialidades diferentes, deverão ser priorizados os procedimentos visando aumento de sobrevida. Devera ser encorajada discussão entre especialistas a fim de definir a sequencia de tratamento. Procedimentos não urgentes podem ser protelados ate estabilização.

- No caso de paciente com traumatismo crânio encefálico grave, com pupilas dilatadas e fixas, associada a um Escore de Coma de Glasgow 3, discutir com neurocirurgia a viabilidade do paciente, avaliando assim grau de investimento.

- A partir da definição da falta de prognostico e viabilidade, rediscutir o grau de investimento no paciente.



Nenhum comentário: