quinta-feira, 3 de abril de 2014

Protocolo de atendimento inicial ao politrauma - HUOP - princípios práticos


PROTOCOLO DE ATENDIMENTO INICIAL AO POLITRAUMA HUOP
PRINCÍPIOS PRÁTICOS
(seguindo recomendações do ATLS)
Fernando Spencer Netto
Tiago Mierzwa
Joao Victor de Oliveira


Princípios:

- Preparação de todo a equipe multidisciplinar para recebimento do trauma;
- Antecipação de possíveis problemas e materiais necessários (ex: trauma facial grave – possível necessidade de aspiração, intubação, via aérea difícil);
- Planejamento e designação de funções (ex: líder de trauma, medico que avaliara vias aéreas, q drenara o tórax, enfermeira q lidara c o paciente ou preparara medicações e anotações);
- O sucesso de uma equipe de atendimento e baseada na boa comunicação. Todo procedimento ao ser realizado ou de insucesso deve ser comunicado rápida e objetivamente ao líder de trauma.


Funções:

- Líder de trauma: Médico mais experiente, orientara todo o time na ressuscitação inicial, podendo modificar a ordem de protocolo pré-estabelecido de acordo com paciente. Deve zelar pela atuação harmoniosa da equipe com intuito de prover o melhor atendimento possível ao paciente.

- Enfermagem: Idealmente pelo menos dois profissionais (por vezes maior numero e necessário):
a) Operacional: lidará diretamente com paciente realizando monitorização, oferta de oxigênio por mascara, obtenção de dois acessos venosos calibrosos e coleta sanguínea (hemograma, coagulação, função renal, eletrólitos, classificação sanguinea).
b) Administrativo: lidará com diluição de medicações, obtenção de material ou outros recursos adicionais e anotações relativas ao trauma.

- Médicos: Realizarão o ABCDE do trauma em consonância com o líder de trauma.

- Especialistas: De acordo com a necessidade, especialistas podem ser necessários p avaliação de problemas específicos agudos (ex: cirurgião geral para tratamento de hemorragia abdominal). Este discutira suas orientações e prioridades com o líder de trauma, que definira possíveis redirecionamentos de conduta.



Nenhum comentário: